Ferramentas de organização e planejamento

01.06.2018

Todos os empreendedores sabem das dificuldades encontradas no dia a dia. Posicionamento no mercado, encontrar novos clientes, manter os antigos, motivar sua equipe. Quando alguém fala que precisa matar só um leão por dia, a gente sabe que essa pessoa ainda não se aventurou no mundo dos negócios. No meio disso tudo é fácil deixar prioridades de lado e perder tempo com tarefas que atrasam seus objetivos.

Atingir suas metas de longo prazo exigem resiliência, mas existem alguns passos menores que podem ser dados e que podem ajudar no caminho. E, a primeira etapa para uma empresa bem-sucedida está em sua organização.

 

Estamos acostumados a manter na ponta do lápis os custos da empresa, vendas e faturamento, mas muitos empreendedores ainda pecam no mais básico, sua gestão do tempo. Pense por um minuto, pode ser mais fácil você definir o que quer da sua empresa no próximo ano do que saber exatamente o que vai acontecer nesta semana. Por isso separamos alguns métodos para te ajudar no dia a dia e deixar mais claro o que está acontecendo agora, perto de você, nas suas tarefas e de sua equipe.

 

1. Organize sua mesa e seu computador

Leva menos tempo deixar as coisas em seus devidos lugares cada vez do que procurar um item perdido. Organize seus papéis em pastas ordenadas por estágios, por exemplo: Pasta de Orçamentos, Pasta de Projetos em Andamento, etc. Isso vale tanto para sua mesa de trabalho quanto para a organização de arquivos dentro do seu computador.

 

2. Comece sua semana com uma estrutura básica

No início da semana defina suas principais e prioridades. O planejamento aqui não precisa ser engessado, você vai poder alterá-lo a qualquer momento, mas é importante ter uma visão mais clara do que está acontecendo. É um processo que leva pouco tempo e vai ajudar bastante, inclusive lhe dando um tempo para descanso, já que você não vai precisar perder tempo planejando o tempo todo.

Nossas ferramentas podem ajudar nisso: Baixe Grátis

 

3. Delegue

Não tente estar no controle de tudo o tempo todo. Delegue para sua equipe tarefas específicas e tarefas globais. Mantenha todo mundo ciente dos objetivos da empresa e crie uma cultura de organização. Você não precisa necessariamente implantar o “5s”, mas alinhar um sistema de organização em que todos estejam engajados é importante para identificar e resolver problemas de desempenho e ajudar membros de sua equipe a se desenvolverem.

 

4. Receba o prêmio

Existem vários perfis de pessoas na hora de se organizar, mas uma coisa é quase unanime, quase todos começam fazendo uma lista. Não é para menos, ao criar uma lista diária que esteja de acordo com seu planejamento você consegue ver o desenvolvimento das tarefas. Nada como dar aquele check em sua lista. Fazer isso não só lhe dá um parâmetro sobre o ritmo de sua empresa, mas também diz para o seu cérebro que você está progredindo.

 

Dica final

Faça com suas próprias mãos

Existem várias ferramentas digitais que podem lhe auxiliar na organização de sua empresa. Seja o CRM, marcações no e-mail, agendas no celular, entre outros, ainda nada se compara ao bom e velho caderno de anotações ou a agenda de papel. Escrever manualmente, sem a interferências de aplicativos e demais itens sempre presentes nas telas de smartphones e computadores, ajuda na concentração e lhe dá a garantia de que suas anotações estarão sempre lá, podendo ser alteradas a qualquer momento e do seu jeito.

 

 

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Av. 7 de Setembro, 45 - B. São Cristóvão - Tapejara/RS

54 3344-1504

54 3344-2037

  • Facebook Social Icon

1997 - 2021 - Gráffica Universal Ltda. CNPJ: 01.910.068/0001-70 - Tapejara - Rio Grande do Sul - Brasil